Quem é João Tomé
Quem é João Tomé
  • Home
  • Serviços editoriais
  • Portfolio
  • Experiência
  • Formação
  • Artigos recentes
  • Blog/Medium
  • Home
  • Serviços editoriais
  • Portfolio
  • Experiência
  • Formação
  • Artigos recentes
  • Blog/Medium

artigos recentes

Helping to built a better Internet

18/8/2022

 
Since September 2021, I've been at Cloudflare as a storyteller of many faces/roles, doing many different and, I must say, interesting things.
​

Some of those are here:
blog.cloudflare.com/author/joao-tome/

Imagem

the medium is the message (kind of)

1/8/2022

 
Também ando por aqui:
​
emot.medium.com

Recentemente despedi-me do jornalismo com estes dois textos:
​

a minha saga pelo mundo do cinema

reportar, esmiuçar, criar memória

Dar dinheiro a todos resulta? “Não chega para mudar a sociedade. O ser humano não é simples”

30/4/2020

 
Fotografia
Acompanhe-nos numa viagem com a investigadora finlandesa Minna Ylikännö pelo bom, o mau e o incerto do rendimento básico incondicional (que ela testou na Finlândia), os efeitos da pandemia no conflito geracional que estamos a viver e em como a crise atual pode ser uma oportunidade e quebrar fronteiras. 

João Tomé, Dinheiro Vivo (DN/JN) — Publicado em abril de 2020

É a investigadora chefe do instituto da Segurança Social da Finlândia, Kela, chama-se Minna Ylikännö e, um ano depois do estudo finlandês que colocou duas mil pessoas a ‘viver’ um teste ao Rendimento Básico Incondicional ter chegado, na parte prática, ao fim continua a estudar o que se passou: um projeto-piloto de dois anos pagou a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições e que, apesar dos desejos dos investigadores, não se prolongou. “Neste momento temos quatro pessoas que continuam a investigar os dados que recolhemos e dados finais só em maio”, explica-nos naquele que foi um pedido do governo para que tudo, planeamento, implementação e resultados fossem feitos em quatro anos. 
​


E foi um sucesso ou insucesso? “Isso é mais uma visão política ou dos media. É uma questão muito peculiar, numa semana mostrámos resultados pouco positivos na obtenção de emprego para o grupo que beneficiou do rendimento mensal sem condições e isso tornou-se notícia por todo o mundo, como um insucesso; na semana seguinte mostrámos resultados positivos de bem estar e saúde nos participantes e a experiência já era um sucesso enorme nas notícias”. 

Para os investigadores foi “uma experiência bem sucedida”, admite a investigadora numa conversa entre Lisboa e Espoo por videoconferência. Isto porque conseguiram fazer tudo com base numa lei nacional, mesmo que “não tenha sido a melhor experiência do mundo”. “É motivador ver o tema a ser discutido na sociedade, mas o estudo quer ajudar a reformar a segurança social finlandesa nos próximos anos porque sabemos que o sistema atual não funciona porque há grupos da população que não estão a ter o apoio que precisam”. 

Numa altura em que os defensores do conceito de Rendimento Básico Incondicional olham para a crise pandémica (e consequente crise económica e transformação social) “como uma prova que esse é o caminho”, Minna admite que é da opinião que: “não é assim tão fácil na sociedade atual”.

Não nos podemos esquecer que o rendimento não é tudo, na verdade só dar dinheiro às pessoas é algo muito capitalista, mas as pessoas precisam mais do que dinheiro já que ter todos os serviços necessários gratuitos faz a diferença. Sim, dar dinheiro às pessoas dá-lhe liberdade de comprarem o que quiserem, isto partindo do princípio que irão tomar as melhores decisões, o que nem sempre é verdade. “Daí que a assistência social a todos proporcionando alojamento, alimentação, roupa, ensino e saúde, por exemplo, seja também um bom princípio.”

Os sistemas de assistência social finlandeses (e nórdicos) começaram a expandir-se nos anos 1960 e 1970 e tiveram o seu auge nos anos 1980, explica-nos Minna, quando se davam serviços e dinheiro à pessoas. “Quem quisesse, não precisava de um emprego”. 

Na verdade, a Finlândia tinha nessa altura a assistência social aos seus cidadãos mais avançada do mundo, garantindo condições de vida decentes para todos os finlandeses - o que incluía dinheiro, aconselhamento familiar, alojamento para quem precisasse e cuidadores em casa ou instituições para quem precisa de apoio (os mais velhos, toxicodependentes ou doentes mentais). “Gostávamos o sistema, mas o dinheiro acabou nos anos 1990 e tudo explodiu pelas circunstâncias”, no entanto, mantiveram “muitos serviços públicos gratuitos”.

E como vê a investigadora os tempos que vivemos em que países como Austrália, EUA, Alemanha e companhia estão a dar dinheiro aos cidadãos (de forma temporária)? “Temos discutido isso também na Finlândia, se devemos dar dinheiro de forma incondicional a certos grupos de pessoas - depois se já têm emprego e posses pagam mais impostos sobre esse valor - mas deve haver burocracia, ou melhor, análise a cada um”. A Alemanha, que viu há uns meses um tribunal admitir que o trabalhador desempregado não tem a obrigação de procurar ou aceitar um emprego, traça já algumas bases.

O lado positivo do UBI, admite, é dar-nos a possibilidade de sermos totalmente livres, “mas nem sempre sabemos o que é melhor para nós daí que só dar dinheiro não chegue”. É legítimo e ético que as pessoas sintam a liberdade de dizer se um emprego é o melhor para ela ou não, daí que Minna veja o UBI, num nível filosófico, positivo, com o governo a servir os cidadãos, mas o que vemos hoje é o contrário, o governo decide o que os cidadãos fazem. 
​
Mais do que um emprego, um propósito: um conflito geracional
Algo que está subjacente a alguma críticas face ao UBI, além da questão económica é a promoção da preguiça. Minna admite que a sociedade atual é centrada num emprego, mas mais do que isso “o ser humano precisa é de um propósito”. “Tenho estudado os desempregados e a palavra chave é motivação. As pessoas têm uma ideia de como querem viver a sua vida, se suprimirmos isso e lhes dissermos que sabemos o que é melhor para não a estamos a ajudar, o ideal é mesmo motivá-las de forma criativa, encontrando ocupações e não necessariamente um emprego”.

Já sobre o facto de até publicações económicas como o Financial Times deixarem recentemente avisos sobre a necessidade de um novo contrato social, mais solidário, Minna concorda. “A sociedade atual não dá às pessoas o espaço suficiente, ou a liberdade, se quiserem, de definir quais são as suas próprias motivação, apressa-as para arranjar qualquer coisa que pague as contas”.

E a investigadora admite que vivemos em pleno conflito geracional. “A forma como a minha filha de 13 anos vê o mundo e o que quer ser como adulta é totalmente diferente das gerações anteriores”. 

A visão antiga é a vigente, admite. “Quem governa os países são os homens de gerações mais velhas e o seu estilo é manter o regime vigente e perpetuar o seu poder, numa visão muito estática de um mundo que está a mudar na sua base”. Mesmo admitindo que a jovem primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, é uma lufada de ar fresco, a tendência ainda é outra nas lideranças.

“Os jovens hoje não são nacionalistas, não ligam tanto à propriedade ou ao país, são mais globais, vivem na internet onde conhecem pessoas de todo o mundo e viajam mais, ou viajavam”. Daí que Minna admita que há nas gerações mais velhas, dominantes, “muito medo em abrir a porta a medidas próximas do UBI, porque não sabem como as gerações mais jovens iriam reagir nem o que o iria acontecer à nossa sociedade capitalista. Mais: o que aconteceria ao seu poder? O pensamento destes políticos é egoísta: o que aconteceria comigo?”

Esse “grande conflito que se está a gerar” poderá ser resolvido “se os governantes ouvirem mais os jovens e viram o mundo pelos olhos deles”. Quando participa em conferências um pouco por todo o mundo, “os jovens perguntam-se como podem contribuir e fazer ver a sua visão, porque sabem que estão em inferioridade numérica face aos mais velhos e acham que não têm o poder de dizer o que pensam”.

O que traz a pandemia? Uma oportunidade de mudança
As novas gerações em situações privilegiadas trazem consigo “um desapego ao dinheiro” e focam-se noutros valores como “o tempo para viver que pode passar por trabalhar 3 ou 4 dias por semana, querem viajar e ter um propósito, uma missão, inclusive no trabalho que escolhem”, preferem “não ter carro nem carta para não poluir e gastar o dinheiro em viagens”. E “esta pandemia pode ajudar a dar-nos uma melhor perspetiva da vida”, talvez permitindo aos mais jovens “que já vivem no futuro mostrar aos outros que devem deixar o mundo mudar, mesmo que seja assustador”. 

No entanto, vivemos num planeta de sociedades muito divididas, porque há os outros jovens sem grande educação que são levados a ter como objetivo trabalhar por dinheiro numa fábrica - mesmo que vivam numa zona isolada, têm de se mudar -, entrar na média dos 2,5 filhos, ter carro, casa e cão. As mudanças possíveis associadas à pandemia “vão depender da educação de cada um, da idade, do sexo e da zona de residência, urbana ou não”, daí que seja provável que depois da turbulência “muitos voltem ao mesmo caminho e forma de viver, ao seu normal, sem pensar no que se passou”. Depois haverá outros que “acham que devemos mudar algo na forma como vivíamos antes, no consumo que tinham e como cuidam de si o que pode contribuir para mudanças globais”.

Certo é que Minna acredita que em 20 ou 30 anos “vamos ver um grupo de jovens adultos que vão ver o mundo de forma diferente por causa desta pandemia que aconteceu numa altura crucial das suas vidas e isso vai moldá-los”, a especialista acredita, inclusive, que isso também os prepará melhor porque: “acho que haverá outras pandemias”.

RBI é excitante, mas complicado
O mundo parado desta forma “pode ajudar-nos a voltar ao que é mais básico e a ter uma nova perspetiva da humanidade e da cidadania social”, por isso olhar para o UBI “é excitante”. Mas a realidade é mais dura do que isso. E o que é ir à base social? “É perceber o que é as pessoas precisam verdadeiramente da sociedade atual e agir, ou seja, perceber que uma pessoa pode ser muita coisa ao mesmo tempo, não é só trabalhador, pode ser estudante ao mesmo tempo, ou trabalhar só em part time, tudo coisas com que o sistema atual não lida bem”.

No entanto, as aparências face ao UBI podem ser enganadoras: “parece tão básico, soa a que tudo será mais simples dando dinheiro, mas o que vimos quando implementámos o conceito na Finlândia é que não é simples, mas complicado”. Ou seja, fazer o sistema mais simples é muito complicado, isto porque “implica mudar os sistemas atuais de forma radical e isso demora mais tempo e planeamento do que se possa pensar”. 

Por isso, Minna acha difícil que existisse só uma lei para todos, de rendimento universal e incondicional: “seria demasiado simples e as pessoas não são simples”. Mesmo para a reforma da segurança social finlandesa, “ainda não estamos preparados para mudanças radicais”. Ideias como a semana dos quatro dias de trabalho, que também percorreu o mundo das notícias, “mostram como a nossa primeira-ministra é muito corajosa e nos dá muito para pensar”, no entanto, não é fácil dizer que medidas são corretas”. 

Minna admite que é necessário mudar, “mas os efeitos de alterações grandes são desconhecidos e isso assusta as pessoas”. “Fazer mudanças a um sistema vigente no planeta traz um lado desconhecido que muito nunca experimentaram daí que seja necessário experimentar mais”.

Certo é que aquilo a que assistimos hoje, com dinheiro a ser dado, é um gigante teste social mundial, aos sistemas de saúde, de segurança social, às famílias, aos casamentos, ao ensino. “Os investigadores não têm mãos a medir, há entusiasmo por haver muito para analisar numa altura em que tudo muda todos os dias”. 

E é certo que a tecnologia está a fazer a diferença e a chegar a cada vez mais pessoas, obrigando vários a entrarem no mundo digital e quebrar barreiras, incluindo idosos isolados em aldeias que já comunicam por Skype. Na conversa, a investigadora admite ter dificuldade em escolher o caminho a seguir num próximo trabalho de pesquisa sobre o coronavírus e os sistemas de segurança social, “porque está tudo a explodir e não sabemos os efeitos disto tudo”.

No fim, a pandemia “pode ajudar a quebrar fronteiras”
E qual a diferença para um idoso atual que passou por uma grande guerra ou um crise financeira intensa? “Essas crises intensificaram a forma patriótica de pensar, mas o coronavírus é um fenómeno global que atira todas as pessoas do mundo para as mesmas circunstâncias ao mesmo tempo - isolamento e as dificuldades que saem daí -, independentemente do contexto. “Quando alguém viajar nos próximos anos para qualquer lugar do planeta, pode ser discutir com os locais sobre o coronavírus e terá uma compreensão imediata”. Ou seja, mesmo que “nesta altura os países estejam a elevar as suas fronteiras”, no fim de contas, Minna acredita que “esta pandemia pode ajudar a quebrar ainda mais essas fronteiras”.


——--
Segurança social, onde predomina a lentidão nas mudanças
Voltando ao sistema de segurança social finlandês, em plena reforma, Minna admite que não sabe para que lado vai “virar” e que no seu tempo de vida pode não ver “mudanças significativas”: “ninguém sabe o que vai acontecer e podemos mesmo ter o mesmo sistema complexo em 20 anos, que não é muito tempo para estas mudanças”. Foram feitas mudanças pequenas em 2017, mas houve problemas e “vão mudar algumas coisas”. Alterações maiores só dentro de sete ou oito anos, mas são discutidas agora”. “A tarefa é simplificar o sistema, torná-lo mais compreensível, abolir algumas ratoeiras e hoje temos muito conhecimento sobre os cidadãos que podemos usar inclusive para lhes atribuir ajuda sem eles o pedirem”.



artigos atualizados em...

14/4/2020

 
Os meus artigos mais recentes estão centralizados aqui:

Dinheiro Vivo - João Tomé

e aqui:

Insider - João Tomé

​é só espreitar.

e algumas das histórias que contei em 2018 foram...

13/1/2019

 
O ano chega ao fim e nós podemos contribuir com um verso. À falta de versos, este ano contou com o contar de algumas histórias que me deram algum gozo a escrever e conhecer. Umas mais especiais do que outras. Aqui ficam algumas delas. Espero que gostem.

Sabe como é que a Netflix o vicia? Com tecnologia

Jovens, estudantes e com licença para esmiuçar o cérebro de Paddy Cosgrave

Robótica em Portugal: “Olá, sou um robô, estou aqui para mudar a sua vida”  

Conversámos com o monge brasileiro que acompanhou Steve Jobs até ao fim

Reportagem: Como Farfetch e Outsystems estão a mudar o (nosso) mundo

Manuela Veloso: conheça a grande mestra lisboeta da Ordem dos robôs

E o melhor smartphone para gravar filmes de terror é…

Lusodescendente perto de fornecer teclado ‘mágico’ à Apple

Caen Contee: Lime testa descontos, realidade aumentada e quer ter carros voadores

O mais famoso 'Nascer da Terra' foi fotografado há 50 anos na Apollo 8


Marinho e Pinto vs. Insónias em Carvão

Batalha “pela liberdade na internet” decidida amanhã

Google com regras de inteligência artificial anti-Exterminador Implacável

O filme Regresso ao Futuro fez-nos sonhar com o hoverboard. E ele chegou… com rodas

Conheça por dentro o catamarã que produz e consome hidrogénio

Paddy está apaixonado pela iluminada Lisboa

Orçamento do Estado numa pen? "É tempo de mudar"

Furhat, o novo robô-estrela da Web Summit tem um preço

Revolução das trotinetes elétricas começa hoje em Lisboa. Saiba como usar

Guerra de aspiradores-robô: Roomba e5 vs Smart Force Cyclonic

Manuel Heitor: “Vamos tornar Santa Maria uma ilha 100% espacial”




Casa da Moeda está a criar ecossistema de robôs feito na Nova de Lisboa

Inteligência artificial aliada à voz ‘invade’ Berlim

Alibaba cria rota da seda do século XXI para 葡萄牙(Portugal)

Um caderno infinito vs uma caneta que permite reescrever. Quem ganhou o desafio?

Pusémos à prova (com ajuda de jogador do Benfica) roupa interior portuguesa que nos torna mais ‘leves’

Vamos falar (do sucesso) do iPhone X

2018: Odisseia (de 7 dias) só com tecnologia

P20 Pro tem a melhor câmara? Tira-teimas de Paris a Roma

CEO da Netflix: “É o problema do sucesso, agora todos...

Netflix aposta mil milhões na criatividade europeia

Orçamento do Estado numa pen? “10 anos depois é tempo de mudar”

Como Filipe Carvalho se tornou no português que venceu um Emmy

Governo português acredita que o hidrogénio é o futuro dos elétricos

Surface Go. O que vale o tablet mais barato da Microsoft

A nova moda: entregas de refeições em scooters alugadas

Critical Software e BMW vão criar o automóvel do futuro

Smart Cities: “Os cidadãos vão ser os sensores da cidade"

Investigadora: “estamos pior do que na troika"

Star Wars volta com novo Han Solo e promessa milionária

Perguntas e respostas do novo regulamento de dados

Proteção de dados chega amanhã e já levou ao fecho de startup portuguesa

Maiores e caros são os telemóveis preferidos em Portugal

App portuguesa juntou 1 milhão de dólares desde Braga

Eurovisão traz a Lisboa luzes-robô e painéis mágicos

As muitas caras de Zuckerberg (em Washington)

E agora Facebook? Europa vai servir de exemplo para todo o mundo

Estabilizador de telemóvel da DJI à prova em parkour

Moedas de olho “nas profissões que ainda não existem"

O que estão os ecrãs a fazer aos nossos olhos?

Empresa lusa ajudou Spielberg no som de Ready Player One

Árbitros do Mundial 2018 levam smartwatch de 5.000 euros

Ready Player One: a Matrix de Spielberg lança avisos

Portugal é incubadora de tecnologia para a Konica Minolta

Quer sair das redes sociais? Pode não ser fácil

Imposto digital da UE deve dar 5 mil milhões por ano

Tecnológicas (ainda) podem fugir ao imposto milionário da UE

O que quer saber hoje: Quanto vale um Óscar em euros?

Vai poder comprar um carro voador ao preço de um Ferrari

Entrevista Courtney Barnett

27/9/2017

 
Imagem
Courtney Barnett: “Sou uma alma velha
(para o Destak - julho 2016)
​
A australiana Courtney Barnett atuou no 2º dia do NOS Alive, a semana passada. Mesmo sem ser cabeça de cartaz foi uma das artistas de indie rock mais promissoras no festival. Ao Destak falou das canções que escreve desde os 11 anos e desvalorizou a atenção e os prémios já recebidos: Grammy e Brit Award.

Calma, humilde, pouco interessada em falar sobre a fama mas pronta para falar do que a apaixona, escrever. Falámos com Courtney Barnett, jovem australiana de 28 anos, horas antes de um concerto na Dinamarca, a semana passada.

Quem é Courtney Barnett? Uma das artistas mais genuínas e inspiradas dos últimos tempos. A voz calma, desapegada e reflexiva mas que também se dá bem com o rock mexido, mistura o estilo grunge com o indie rock e mais umas quantas inspirações.
As letras contam histórias são tão introspetivas quanto irónicas. Foi essa originalidade que lhe valeu já este ano o Grammy de Melhor Nova Artista e de Melhor Artista a Solo Feminina nos Brit Awards. O álbum Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit levou-a também a entrar no Tonight Show de Jimmy Fallon.




Ler mais

Entrevista a Tara Reid

30/8/2017

 
Entrevista para o Sapo Mag, AQUI
Falámos com a atriz Tara Reid a propósito da estreia, em agosto, no canal Syfy, do filme que junta comédia e terror "Sharknado 5", mas a conversa foi ter com nostalgia aos tempos de American Pie, onde foi uma das protagonistas. 


Os sobreviventes de A Guerra dos Tronos

29/8/2017

 
A sétima e penúltima temporada de A Guerra dos Tronos chega hoje ao fim (Syfy, 22h15), com o muito aguardado sétimo episódio. Oitenta minutos de aventura de dragões e rainhas poderosas. Como eram os sobreviventes da série na primeira temporada e onde estão agora? 
28/08/2017 - Notícias Magazine
Se há série de televisão que mata sem dó nem piedade qualquer vislumbre de protagonista ou personagem interessante é… A Guerra dos Tronos. Quem acompanha a série mais mediática da atualidade sabe que a personagem algo secundária de hoje é o protagonista de amanhã e isso deve-se às bases: primeiro ao autor da saga literáriaAs Crónicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin, depois aos criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, que continuaram a imaginar este mundo mesmo quando já não existiam livros publicados (aconteceu a partir da sexta temporada).
(...)
ARTIGO AQUI

entrevistas | A Guerra dos Tronos

18/7/2017

 

Gema Whelan (Yara Greyjoy) “Gostar de mulheres, porque não?”
(Delas.pt) Defensora da sua destemida personagem, a atriz Gemma Whelan não tem palavras para agradecer a oportunidade de estar na série mais popular da atualidade. A Yara Greyjoy de Guerra dos Tronos sabe que vai ter saudades da série e da personagem, quando tudo terminar no próximo ano (pode ser em 2019), com a oitava temporada.



Rory McCann (The Hound) e John Bradley (Sam Early):
​O Cão de Caça que não é tão mau quanto pensa e a paixão de Sam pela Guerra dos Tronos
(Expresso.pt) 

entrevista the crown Peter Morgan

22/2/2017

 
O nascer de uma rainha

conversa com Peter Morgan para a revista Sábado (suplemento cultural GPS); novembro 2016. A série The Crown, entretanto, ganhou um Globo de Ouro!

É fascinado pela “mulher visível mais invisível do mundo” e, depois do filme A Rainha, Peter Morgan traz-nos o intenso início do reinado de Isabel II nos anos 1950 na principesca (em euros) série The Crown, que acaba de estrear no Netflix. O GPS falou com o guionista em Londres.
Imagem

Ler mais

entrevista a João Garcia

22/2/2017

 
O outro lado do aventureiro
Imagem
Entrevista ao alpinista João Garcia, revista Must (mensal, sai com o Negócios); Fevereiro 2017.

A Must foi ao encontro do alpinista João Garcia e mostra-lhe a influência dos irmãos músicos, a liberdade com limites dada em casa e os primeiros passos do aventureiro que se tornou num MacGyver da montanha, não acredita em deus e alimenta um modo de vida livre mas com objectivos constantes. 
 
João Tomé
 
Aos 49 anos e a poucos meses de fazer 50, o lisboeta João Garcia continua apaixonado pelo alpinismo e, embora já não faça os caros e mediáticos cumes de oito mil metros, estreia caminhos inéditos e mais difíceis nas maiores montanhas do mundo e diz-se livre. Depois do acidente mais grave, em 1999 – foi no Evereste que perdeu o amigo Pascal e também as pontas dos dedos e do nariz – cumpriu, 11 anos mais tarde (2010), o sonho: tornou-se no 10.º alpinista no mundo a conseguir a proeza de escalar as 14 montanhas com mais de 8000 metros sem o auxilio de oxigénio artificial. Hoje, continua a sentir a necessidade de voltar sempre à montanha – “sinto-me doente é se não voltar”.


Ler mais

entrevistas The Crown, rainha e rei

21/2/2017

 
O peso da coroa aos 25

Para a revista Máxima; Dezembro 2016. Entretanto a série recebeu um Globo de Ouro.
 

Chama-se The Crown, assim mesmo em inglês, e transporta-nos para os anos 1950, quando uma jovem Isabel se vê a braços com uma missão para a vida: o trono britânico. Falámos com os dois protagonistas e o criador da série de orçamento recorde e que a Netflix leva a 190 países. 'Queen calm and carry on'.
Imagem

Ler mais

um olhar sobre carros 'retro'

21/2/2017

 
Do povo ao 'premium'
​Artigo escrito para a Must (revista mensal do Negócios); Janeiro 2017.


Foram o primeiro carro de muitos, acessíveis, pequenos e verdadeiros carros do ‘povo’ do pós-II Grande Guerra, mas hoje são ‘retro’, maiores, mais caros e considerados ‘premium’. Falamos do Mini, VW Beetle e Fiat 500.

 ​

Ler mais

gadgets 

21/2/2017

 
Inovação que alimenta o intelecto

página de gadgets da revista Must; outubro 2016.

Os gadgets valem cada vez mais pela que forma como tornam a nossa vida mais simples e menos pelas características técnicas em particular. Existem bons exemplos futurísticos recentes que facilitam a forma como nos cultivamos, recebemos informação e interagimos com ela e a Amazon continua em destaque neste domínio.

​

Ler mais

entrevista a designer Bouroullec

20/2/2017

 
“O design consiste em moldar a cultura”
Entrevista Erwin Bouroullec; revista Must (do Negócios); outubro 2016.
 
São irmãos, têm ganho prémios de design internacionais de design industrial e foram desafiados pela Samsung para desenhar um televisor, a que deram o nome de Serif TV. Os irmãos Bouroullec nasceram na Bretanha mas vivem e trabalham em Paris. A Must esteve à conversa com o irmão mais novo, Erwin (40 anos) sobre os desafios de ‘reinventar’ o televisor.
​

Ler mais

entrevista ao frenético Robin Williams

20/2/2017

 
«Os miúdos suportam-me»

(entrevista feita para o programa de cinema da SIC Notícias, 35mm, em 2009 e também publicado no jornal Destak em dezembro de 2009)
​
Ao entrar numa sala de suite de hotel de Beverly Hills, toda decorada com projectores, câmaras e afins, ouvimos Sinatra na aparelhagem e uma voz característica a cantar Come Fly With Me. E do quarto para a sala surge Robin Williams, sorridente mas com ar cansado. Afinal, já tinha dado dezenas de entrevistas só no dia de hoje e a nossa era a última.
O motivo era o filme 2 Amas de Gravata mas, felizmente, a conversa breve foi além da comédia que estreia agora em Portugal, ou não fosse 'mr' Williams uma lenda do cinema. Antes da primeira pergunta já o incrível comediante e actor dominava a conversa e entrava no modo 'comédia de improviso', num estilo tão divertido para quem assiste como frenético e intenso.
​Robin Williams acaba por mostrar que é um homem de comédia e de muita melancolia. No fim de contas o 'Captain, My Captain' parece ser o retrato dos filmes tão díspares que já fez: Popeye e Clube dos Poetas Mortos, Bom Dia Vietnam e o Rei Pescador, Hook e Hamlet, Papá Para Sempre e Jack, Flubber e O Bom Rebelde
.
Imagem

Ler mais

gadgets de Natal na Must

20/2/2017

 
A tecnologia para o sapatinho
Página de gadgets para a Must (revista mensal do Negócios); novembro 2016.

O Natal está à porta e quer seja um presente especial para si, para amigos ou familiares, aqui ficam algumas sugestões para trazer alegria tecnológica. Do regresso de uma consola dos anos 1980 da Nintendo, até à última novidade em câmaras digitais, passando pelo mais recente phablet topo de gama.

Ler mais

reportagem feira de tecnologia

19/2/2017

 
O melhor da tecnologia da IFA,
do frigorífico aos 'ouvidos'

(reportagem em Berlim para o Destak e revista Must; Setembro 2016)
Imagem
O Destak marcou presença na maior feira de tecnologia de consumo da Europa, a IFA, em Berlim. Aqui ficam alguns destaques do presente e do futuro da Huawei (falámos com o responsável na Europa, Walter Ji), passando pela Samsung, LG, entre muitas outras.

Ler mais

entrevista Ricardinho

19/2/2017

 
«Amava voltar ao Benfica mas acho impossível»

(entrevista para o jornal Destak: novembro 2016)

Realista e já com pouca esperança de voltar à Luz ou vencer um Mundial por Portugal, o mágico do futsal fala-nos da carreira, das lições e da sua nova Academia para ensinar os mais jovens.

 
Tem 1m65 e um pé esquedo que lhe valeu a alcunha de Mágico. Aos 31 anos, Ricardinho já foi considerado o melhor do mundo do futsal em 2010, 2014 e 2015 – o seu rival nessa luta é também seu agora amigo, o brasileiro Falcão. Ao Destak fala de sonhos e da realidade.

Ler mais

reportagem em tecnologia

17/2/2017

 
Berlim e a sua montra de brinquedos e 'ajudantes' humanos 2.0

(reportagem em Berlim para o jornal Destak. setembro 2015).


Imagem
É uma indústria que move milhões (de euros, de pessoas, de ideias, de possibilidades). Como se de uma loja de brinquedos se tratasse, a IFA - feira de tecnologia a pensar em bens de consumo de Berlim –, é a mais importante da Europa e traz novidades sob diversas formas, em produtos e apostas futuras.


Ler mais
<<Anterior

    Autor

    prazeres da vida. tecnologia e comida. devaneios e divagações. bola e afins. trips, road trips e descobertas. by emot.

    Histórico

    Agosto 2022
    Abril 2020
    Janeiro 2019
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Novembro 2016

    Categorias

    Tudo
    Cinema
    Desporto
    Entrevista
    Futsal
    Gadgets
    Reportagem
    Sérietv
    Tecno

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.